Imagem de demonstração com cores perfeitas, o gato Felix
 acha que é real e tenta pegar o passaro.

Desmagnetização 

 

 

Quando se muda de posição o monitor , a tela de aço que direciona os raios vindo do cátodo do cinescópio  fica magnetizada, e com isto eles são desviados dos furos que corresponde as cores do fósforo fazendo com que a imagem fique com as cores borrada. Para isto é que serve a bobina desmagnetizadora, ela funciona da seguinte maneira:

 
Tela magnetizada

Quando se liga o monitor circula uma tenção alternada pela bobina com bastante intensidade provocando um grande campo magnético e logo vai diminuindo porque a bobina desmagnetizadora é ligada em serie com um PTC que tem resistência ZERO frio (condução total) e Infinito quente (não conduz). Com isto  faz com que circule um campo magnético alternado e eliminando qualquer possibilidade da existência de magnetização remanescente na lamina de aço que direciona os elétrons. 


 
Tela Desmagnetizada

Veja a Figura  Nº1 o esquema de ligação do PTC na Bobina. 

Figura Nº1

    Na manutenção é necessário uma bobina externa pois ao se mudar o monitor de posição ele magnetiza devido ao pólo magnético da TERRA. 

Monte a bobina da Figura Nº2  para uso portátil sempre que tiver necessidade de reajustar a convergência. Ou se houver dificuldade junte duas bobinas desmagnetizadora de TV PHILCO de 26"  a válvula sucateada e dobre em forma de oito uma sobre a outra ligue as duas como se fosse uma só que funciona perfeitamente.

Figura Nº2

Na utilização desta  bobina faça o seguinte ligue ela encostada no cinescópio do monitor e em movimentos circulares vá afastando  até uma distancia de aproximadamente 2 metros ai desligue e pronto.
  Veja na figura A e B  a posição da bobina de desmagnetização interna.

Figura A

Figura B

 

Esta informação é valida para Televisor e Monitor

 

Idealizado por Josmar  Desde 15/04/2000 
http://www.jqs.eti.br