jqs.eti.br/forum

O Forum Oficial do Técnico Reparador Brasileiro.

Bem-vindo: 17 Jun 2019 06:13

Todos os horários são GMT - 3 horas

Regras do fórum

Por favor, clique aqui para ver as regras do fórum

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
Mensagem não lidaEnviado: 26 Dez 2006 19:28 
Usuário Nível III
Usuário Nível III

PONTEIRAS DE TESTES DO TIPO AGULHA

A muitos anos nos meus aparelhos de testes, como multimetros, geradores de sinal, e osciloscópio, etc eu utilizo ponteiras de testes do tipo agulha, confeccionadas por mim mesmo.

Quando eu digo do tipo agulha é agulha mesmo, ou seja ponteiras confeccionadas com agulhas de aço de maquinas de costurar.

As agulhas de maquinas de costurar tem um corpo grosso de mais ou menos de 2mm de diâmetro, mas porem tem uma ponta finíssima de aço.

A ponta da agulha são excelentes para se testar componentes na placa, pois elas se encaixam perfeitamente nos furos da placa onde estão enfiados os terminais dos componentes, fazendo assim um excelente contato físico com os terminais dos componentes.

Para se fazer medições entre terminais de Cis, que possuem os terminais muito próximos um do outro, eu até agora não vi nada melhor que as minhas ponteiras agulha.

Também para se fazer medições entre os terminais de transistores pequenos como os BCs, também não vi nada igual.

Também para se fazer testes de continuidades entre trilhas muito próximas uma da outra, também não vi nada igual.

Também para se fazer testes em pontos de solda não existe nada igual, pois a ponteira tendo uma agulha com a ponta muitíssima fina, espeta-se e penetra na solda facilmente, fazendo um excelente contato físico.

Também são ideais para se fazer testes em chicotes e conectores de cabos flat.

Estas ponteiras do tipo agulha são muitos simples de fazer, e tem um custo muito barato.

Mas como fazer um par destas ponteiras do tipo agulha?

E muito simples, você vai precisar dos seguintes itens:

1 – um par de cabos completos para multímetro comum ( preto negativo e vermelho positivo )
2 – duas agulhas de maquina de costura n° 13
3 – duas canetas do tipo pincel atômico, marca Pilot 250 sendo uma preta e outra vermelha.
4 – um pedaço de fita crepe.
5 – cola super bonder.

COMO FAZER:

1° - retire os refil com tinta de dentro das canetas Pilot.
2° - retire a ponta porosas das canetas Pilot, e lave-as canetas Pilot, e deixe secar.
3° - solde um pedaço de fio fino de uns 15 cm na extremidade grossa da agulha.
4° - faça o mesmo com a outra agulha.
5° - corte dois pedaços de 10 cm de fita crepe.
6° - dobre os pedaços de fita crepe no sentido de comprido.
7° - enrole um dos pedaços cortados de fita crepe no corpo mais grosso da agulha, para poder engrossar um pouco mais o corpo da agulha.
8° - faça o mesmo com a outra agulha.
9° - passe o fio soldado da agulha pelo buraco da ponta da caneta Pilot vermelha.
10° - passe cola super bonder na fita crepe enrolada na agulha.
11 – enfie no buraco da ponta da caneta Pilot vermelha, o corpo da agulha com fita crepe, empurrando com força o corpo da agulha para dentro do buraco da caneta, deixando para fora somente a parte fina da agulha.
12° - faça o mesmo com a outra agulha e com a outra caneta Pilot preta, e deixe-as secar por uns 10 minutos.
13° - corte os cabos das pontas de provas preto e vermelho, rente a ponteiras das mesmas.
14° - faça um furo de 2mm na tampa da caneta Pilot que tampa o cilindro contendo os refil.
15° - passe o cabo vermelho por dentro do furo da tampa, e faça um nó no mesmo.
16° - solde a ponta do cabo vermelho que foi cortado, no fio fino que sai de dentro da caneta Pilot vermelha.
17° - feche a tampa do tubo de refil, da caneta Pilot vermelha
18° - faça o mesmo com o outro cabo preto, e com a outra caneta Pilot preta.
19° - faça um furinho na tampa da caneta ( a outra tampa maior )
20° - passe a agulha por dentro da tampa e pelo furinho e feche a caneta Pilot vermelha.
21° - faça o mesmo com a outra caneta Pilot preta.
22° - agora já estão pronta as suas pontas de provas com pontas do tipo agulha.

Depois de pronta as suas pontas de provas do tipo agulha, basta você somente encaixa-las no seu aparelho de teste multímetro e usar as mesmas.

CUIDADO: DEVIDO ESTAS PONTAS DE PROVAS DO TIPO AGULHA, POSSUIREM AS PONTAS MUITA FINAS, DE VEZ ENQUANDO VOCÊ LEVARÁ UMAS ESPETADAS DELAS, ATÉ VOCÊ SE ACOSTUMAR COM O USO DELAS.

Não use esta pontas de provas como alavancas para levantar componentes, pois elas por serem de aço muito duro, partem-se com muita facilidade.

Eu já fiz muitos pares destas pontas de provas do tipo agulha, para os meus colegas de profissão, e eles aprovaram em cheio !

Depois de você usar estas pontas de provas por um certo tempo, você nunca mais irá querer usar outros tipos de pontas de provas.

Eu a garantiouu !!

José Carlos

Responder com citação  
Mensagem não lidaEnviado: 29 Mar 2016 22:06 
Usuário Nível III
Usuário Nível III

Outro método seria a utilização de um terminal da barrinha sindal ligando a ponteira à uma agulha.

Responder com citação  
Mensagem não lidaEnviado: 06 Abr 2016 22:48 
Site Admin
Site Admin

Parabéns pela ideia mas eu sempre utilizo agulhas para desempenar terminais de processador. Com as agulhas eu não perco nenhum processador com pinos empenados a tecnologia dos processadores AMD ainda é de pinos, já os da Intel não.

Responder com citação  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas