Reparando defeito em Unidade Ótica.
Por: Josmar Queiroz Silva
http://www.jqs.eti.br


Antes de qualquer procedimento de limpeza da unidade ótica, deve ser verificado o estado do motor.
O motor de unidade ótica possui escovas de carvão que gasta com o uso contínuo e com isto apresenta defeito de perda de velocidade com ruído interno. O método de verificar se o motor está perfeito é rodar o eixo e tentar ouvir se tem ruído ou aplicar uma tensão baixa e ver se ele dar parida suave. O motor com baixa rotação ou vibrando provoca a perda de leitura da unidade ótica.

Como recuperar uma unidade Ótica:
Nunca passe algodão sempre papel toalha bem macio de leve em movimentos circulares
se não der resultado verifique o estado do flat-cable ele pode está rompido devido aos movimentos da leitura ótica.Verifique também o estado do eixo por onde ela corre se estiver áspero ela pode travar e com isto prejudicar a leitura pois ela faz movimentos.
Limpe o pequeno Trimmpot que fica ao lado colocando sobre ele uma gota de spray anti-corrosivo para isto molhe um cotonete (algodão enrolado em um palito) mais não espirre spray pois isto pode atingir as lentes e com isto fazer com que elas fique embaçadas. Rode a posição do trimm-pot mais observe a posição e recoloque na mesma de antes.Verifique as borrachas amortecedoras da base, elas podem estar desmanchando devido ao desgaste natural

Nunca sopre a unidade, utilize um soprador de borracha daqueles utilizado para lavagem intestinal encontrado em Farmácias.

Em ultimo caso:
Faça o seguinte corte pelo gargalo logo no começo da parte plana uma garrafa plástica vazia de refrigerante de 2 litros de preferência transparente e bem limpo.
Retire a unidade ótica do aparelho (só a unidade) e ponha dentro do vasilhame encha de água limpa até cobrir por completo apos ponha detergente daqueles usado para lavar pratos do tipo NEUTRO a quantidade aproximada de um quarto do total da água e rode o vasilhame levemente para direita e para esquerda aproximadamente 5 minutos após retire da água e ponha debaixo da torneira com bastante água cuidado com a pressão se for muito forte pode danificar, quanto ficar constatado que ela não contem mais espuma ligue um compressor de ar e sopre ela de uma boa distancia para que não a danifique ou segure bem firme e sacuda os braços com ela até constatar que já esteja seca após aqueça de uma boa distancia com um aquecedor de cabelo de 2500wats quando for verificado que esteja seca molhe um pincel limpo com spray anti-corrosivo e passe com cuidado sobre a parte impressa.Esta dica só poderá ser executada por pessoas que tenha muita paciência e cuidadosa pois poderá danificar mais. Eu Josmar não me responsabilizo por mau uso destas informações.
Pessoalmente fiz os testes em 50 unidade do tipo CDM12 eu recuperei 48

NOTA: em alguns casos para limpeza da unidade ótica basta despejar algumas gotas de álcool isopropilico sobre as lentes e sacolejar com ela presa a mão e apos alguns minutos já estará em perfeito funcionamento.

Veja alguns tipos de unidade ótica:
Fotos ilustrativas

 

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.
Todos os Direitos Reservados a:
idealizado por Josmar desde 15/04/2000
http://www.jqs.eti.br